HISTÓRICO

Em 2008, o Prêmio ABERJE está na sua 34ª edição.

A história do Prêmio se inicia em 1967 com o primeiro Encontro de editores de jornais de empresas que se realizou simultaneamente com a primeira Exposição de Jornais e Revistas de Empresas. Nesse evento nasce a ABERJE e se cria o Prêmio ABERJE de Jornalismo Empresarial, visando conferir o reconhecimento às empresas que se distinguissem, ao longo de um ano, na área do relacionamento entre os empregados executantes.

O Encontro aconteceu no dia 8 de outubro de 1967, em São Paulo, do qual participaram 80 editores de 54 publicações. A mostra foi realizada no mesmo dia e os trabalhos foram julgados por Victor Civitta, da Editora Abril, professor Julio Garcia Morejón, diretor da Eca/ USP, e pelo jornalista César Tácito Lopes Costa, do jornal OESP, nesse evento também foi eleito o primeiro presidente da ABERJE, Nilo Luchetti.
O Prêmio ABERJE ao longo dos anos foi sendo adaptado, atualizado e modernizado em função da evolução da própria atividade de comunicação empresarial do Brasil, nesse ano o Prêmio ABERJE avança e introduz mudanças substanciais e importantes, que refletem a perspectiva e a visão estratégica que a comunicação organizacional deve ter.

BREVE HISTÓRICO

O Prêmio ABERJE de 2008é a sua 34ª. edição. Um certame anual criado por Nilo Luchetti, fundador em 8 de outubro de 1967 da ABERJE (hoje Associação Brasileira de Comunicação Empresarial) e seu primeiro presidente. Inspirado na Associação Italiana de Imprensa Empresarial, com sede em Turim, Luchetti instituiu o prêmio, cujo autor do troféu brasileiro foi o então estudante de arquitetura da USP, aos 23 anos, Carlos Eduardo Barros Menezes, Calé, que “nada cobrou pela colaboração”, contava Nilo. O troféu mostrava um empregado de costas, lendo o jornal editado por sua empresa. O lembrete básico era: “a Comunicação reconhecidamente detém informações fundamentais e deve ser instrumento permanente de inteligência empresarial, deve ser efetivamente estratégica para as empresas”.

Do primeiro “Encontro de Editores de Jornais de Empresas” e a primeira “Exposição de Jornais e Revistas de Empresas”, realizados simultaneamente, no dia 8 de outubro de 1967, participaram 80 editores e 54 publicações. Também nesse dia Victor Civita, da Editora Abril, professor Julio Garcia Morejón, diretor da ECA - USP, jornalista César Tácito Lopes Costa, do jornal OESP, entre outros, julgaram os veículos expostos, no que se pode considerar a 1ª. edição do Prêmio ABERJE, à época, de Jornalismo Empresarial.
Em agosto de 1976, em uma cerimônia da entrega do Prêmio ABERJE (da Associação Brasileira de Editores de Revistas e Jornais de Empresa), Nilo Luchetti já dizia: ”O comunicador é um interprete objetivo e humano da dinâmica empresarial, que deverá conduzir a harmonização dos interesses de todos que participam das complexas organizações de nossos dias”.

Ao longo desses anos a ABERJE acompanhou o Brasil e as empresas, globalizou-se, expandiu seus horizontes, assumiu posturas, defendeu a liberdade, a democracia, a vida digna. Dedica-se à educação como função de base. Não pára de evoluir e luta muito para isso. Orgulha-se enormemente das empresas associadas e dos profissionais que as representam.

Aqueles homens e mulheres reunidos na São Paulo de 1967, estimulados pelas idéias revolucionárias de Nilo Luchetti, não podiam imaginar aonde chegariam. Chegaram e continuarão chegando, novos homens e mulheres, dedicados a construir marcas, a produzir e dividir conhecimento, a transformar sonhos em realidade.

 
Copyright © 2008 ABERJE. Todos os direitos reservados.