Busca avançada                              |                                                        |                            linguagem PT EN                      |     cadastre-se  

Itaú

HOME >> ACERVO ONLINE >> NOTÍCIAS >> >Internacional

Comunicação empresarial brasileira mostra sua história em evento internacional

12/07/2012

A história e os desafios da comunicação empresarial e das relações públicas brasileiras foram abordados em palestra apresentada por Paulo Nassar, diretor presidente da Aberje e professor da ECA-USP e Mateus Furlanetto, gerente de relações públicas da Aberje, na terceira edição da International History of Public Relations Conference, realizada entre os dias 11 e 12 de julho na Bournemouth University, no Reino Unido.  

 
 
Prof. Dr. Gunter Bentele, Leipizig University e Prof. Dr.  Paulo Nassar, Aberje e ECA-USP
 
O encontro reuniu representantes de 14 países que compartilharam os seus estudos com foco na história da comunicação e das relações públicas, em uma perspectiva que destacou a diversidade.  
 
 

Mateus Furlanetto, Aberje
 
"A excelência da comunicação corporativa exercida no Brasil precisa ser exposta em eventos como a conferência de Bournemounth, se posicionando alinhadamente com a estatura econômica, acadêmica e política conquistada pelo Brasil, conquistada no ambiente internacional", destaca Mateus Furlanetto. 

 
As fraquezas brasileiras
O professor Paulo Nassar ressaltou que o evento trouxe experiências como as do governo do Canadá, relatadsa por Jean Valin, e a do caso Berlusconi, criticamente destrinchado pelo professor Toni Muzi Falconi, que mostraram pontos onde a comunicação das instituições e empresas brasileiras precisa avançar, entre elas, a comunicação com o governo, de governo e de Estado. No Brasil, afirmou Nassar, “os políticos não entendem a diferença entre a sua comunicação enquanto personalidade, a comunicação do governo e do Estado. A distância entre nós e eles aumenta quando se constata que os europeus, os canadenses e os norte-americanos discutem  as relações e comunicações entre estados, empresas e sociedades há décadas". 
 

Toni Muzi Falconi, New York University




Jean Valin, governo do Canadá
 
A participação da Aberje em Bournemounth – somada aos convênios com centros de excelência como a Universidade de Syracuse, a realização dos Brazilian Corporate Communications Days, em cidades como Nova Iorque, Londres e Buenos Aires -  esta contextualizada entre as ações de abrangência internacional realizadas pela entidade, nesses últimos 15 anos, com o objetivo de valorizar os comunicadores brasileiros nos ambientes profissionais e acadêmicos da comunicação empresarial e Relações Públicas globais.
 
 

 

2900

O primeiro portal da Comunicação Empresarial Brasileira - Desde 1996

Sobre a Aberje   |   Cursos   |   Eventos   |   Comitês   |   Prêmio   |   Associe-se    |   Diretoria   |    Fale conosco

Aberje - Associação Brasileira de Comunicação Empresarial ©1967 Todos os direitos reservados.
Rua Amália de Noronha, 151 - 6º andar - São Paulo/SP - (11) 5627-9090