Busca avançada                              |                                                        |                            linguagem PT EN                      |     cadastre-se  

Itaú

HOME >> ACERVO ONLINE >> NOTÍCIAS >> >Colunistas

Artigos analisam discurso e prática, avaliação de relacionamento, sustentabilidade e outros temas

17/07/2011

Vários temas circularam na seção de colunistas do portal Aberje nos últimos dias. Se você não leu, veja agora.

“O esperado encontro entre o discurso e a ação” é o artigo de Paul Edman. Ele possui Mestrado em Gestão e Desenvolvimento Regional pela Universidade de Taubaté, Pós-Graduação em Marketing, com ênfase em Gestão de Negócios pela ESPM e é graduado em Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda pela Universidade de Taubaté. Fez os cursos International Corporate Communications pela Aberje e Universidade de Syracuse - Nova York e PDE - Programa de Desenvolvimento de Executivos pela Fundação Dom Cabral. É diretor do Capítulo Aberje - Associação Brasileira de Comunicação Empresarial no Vale do Paraíba. No texto, menciona que, quanto mais nos distanciamos de nós mesmos, mais nos esquecemos de quem realmente somos. Quanto mais nos lançamos a um suposto futuro, idealizado segundo o nosso ilimitado pensamento, mais nos aproximamos da avaliação sobre outra realidade existencial que poderá nos libertar ou nos dominar. A expressão “faça o que eu digo, não faça o que eu faço” é o exemplo mais contundente de como promover o distanciamento entre o discurso e a ação, muito presente no cotidiano das organizações e principalmente nas atitudes e na visão ultrapassada do que vem a ser liderança. 

Ele foi na Conferência Mundial da International Association of Business Communicators/IABC, realizada de 12 a 15 de junho de 2011 em San Diego. Lá, ouviu logo na abertura a expressão “the new normal”, e com ela esperava ouvir algumas novidades e despertar vários insights. No entanto, quando o palestrante focou o tema na importância das emoções no processo decisório, ficou bastante preocupado. Em seguida, outro palestrante apresentou o new normal como sendo o empowerment, além de outro que vinculou o assunto a gerenciamento de reputação como uma grande novidade. Saiba mais sobre esta história no “A obsessão pelo "new normal", escrito por Fábio Betti Salgado. Sócio-diretor da Salgado & Serapicos Desenvolvimento Humano e Comunicação Estratégica, é consultor na área de transformação organizacional e seu foco é a facilitação de processos de comunicação face-a-face. É graduado em Jornalismo pela PUC em SP e pós-graduado em Comunicação Empresarial pela ESPM.

Gilceana Galerani é outra articulista do portal. Graduada em Relações Públicas, especialista em marketing e propaganda e mestre em ciências da comunicação, é autora do livro Avaliação em comunicação organizacional, analista da Embrapa e professora de pós-graduação em Brasília-DF. Seu último texto tem o título “Relacionamentos em xeque”, onde relembra sua oportunidade de trabalhar numa avaliação de qualidade de relacionamento, com as quatro dimensões: Confiança (representada pela crença na integridade, na segurança e na competência que o público verifica na organização e vice-versa); Mútuo controle (presente quando as partes sabem que têm legítimo poder para influenciarem-se mutuamente); Satisfação (presente quando ambas as partes têm suas expectativas tão bem atendidas que o benefício que buscam  compensa qualquer custo); e Comprometimento (identificado quando uma parte demonstra ter energia e está realmente motivada para alimentar o relacionamento com a outra parte).

“Justiça da mídia social” é um texto que fala de Nathan Kotylak, que tem 17 anos e é considerado uma das promessas do time juvenil de pólo aquático do Canadá. Já Camille Cacnio é uma estudante de biologia na Universidade de British Columbia (UBC), em Vancouver. Em comum, ambos estavam na multidão que lotou as ruas de Vancouver na decisão do campeonato de hóquei em 15 de junho de 2011.   O time local, o Vancouver Canucks, perdeu o jogo e o campeonato. Foi o suficiente para começar um quebra-quebra na cidade canadense: carros incendiados, vitrines quebradas, roubos de mercadorias nas lojas, arrastões e agressões. A polícia local não conseguiu segurar a multidão, mas a mídia social virou um xerife tecnológico: filmou e fotografou tudo. E agora faz inclusive um papel antecipado de juiz no episódio. Quem relata isto tudo é Rosana Dias, jornalista formada pela PUC/SP. Ela foi repórter na revista Exame e no jornal Folha de São Paulo e, na área de comunicação corporativa, trabalhou no Grupo Pão de Açúcar, Fiat Automóveis, TV Globo e Embraer. Atualmente, mora no Canadá, onde faz uma pós-graduação em jornalismo.
Na área acadêmica, possui um MBA Executivo em Administração, pelo IBMEC/SP e um MBA de Gestão de Negócios Internacionais e e-business, pela FAAP.

Cada vez mais, as companhias buscam atuar com comportamento ético e governança verde. A tendência é aumentar o engajamento em ações de responsabilidade social e criar sistemas de rastreamento para gerir um modelo de desenvolvimento sustentável, sem crises e imprevistos. Como em todo movimento, há referenciais de excelência e modismos. Em junho de 2011, em reunião do Global Reporting Initiative, foi lançado o relatório A Economia Transparente. O estudo mostra que o tema está na ordem do dia, mas que a maior parte das empresas não se posiciona pró ativamente na gestão da sustentabilidade. Este é o tema de “Sustentabilidade blá, blá, blá...”, contribuição de Marcos Ernesto Rogatto para o portal Aberje. Ele é jornalista e trabalhou na Revista Veja e TV Globo São Paulo. Atualmente, é diretor da produtora Vista Multimídia. Formado pela PUC Campinas, cursou Ciências Sociais na Unicamp e fez Mestrado em Multimeios também na Unicamp. Foi colaborador do jornal Gazeta Mercantil.

Outras informações sobre o espaço de artigos do portal Aberje, fale com nara@aberje.com.br  ou ainda pelo telefone 11-3662-3990.

2439

O primeiro portal da Comunicação Empresarial Brasileira - Desde 1996

Sobre a Aberje   |   Cursos   |   Eventos   |   Comitês   |   Prêmio   |   Associe-se    |   Diretoria   |    Fale conosco

Aberje - Associação Brasileira de Comunicação Empresarial ©1967 Todos os direitos reservados.
Rua Amália de Noronha, 151 - 6º andar - São Paulo/SP - (11) 5627-9090