Busca avançada                              |                                                        |                            linguagem PT EN                      |     cadastre-se  

Itaú

HOME >> ACERVO ON-LINE >> COLUNAS >> COLUNISTAS >> Pollyana Ferrari
COLUNAS


Pollyana Ferrari


Pollyana Ferrari é escritora e pesquisadora em Comunicação Digital. Professora de hipermídia e narrativas transmídias nos cursos Comunicação e Multimeios, Jornalismo e na Pós-Graduação Strictu Sensu de Tecnologias da Inteligência e Design Digital (TIDD), todos ligados à Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Autora dos livros “Jornalismo Digital”, ”Hipertexto, Hipermídia”, “A força da mídia social” e “No tempo das telas”. E instrutora da Aberje desde 2001. 

Personalização sem limites no mundo dos APPS

              Publicado em 20/01/2014
Para Italo Calvino “a fantasia é uma espécie de máquina eletrônica que leva em conta todas as combinações possíveis e escolhe as que obedecem a um fim, ou que simplesmente são as mais interessantes, agradáveis ou divertidas”. Concordo 100% com um dos meus escritores preferidos. Ele iria dizer essa frase em uma conferência na Universidade de Harvard, em Cambridge, nos Estados Unidos. Digo iria, pois Calvino veio a falecer em 1985. Em 2015 o livro “Seis propostas para o próximo milênio” fará 30 anos e me debruço sobre a proposta Visibilidade para conversarmos um pouco sobre a magia dos aplicativos que invadem a nossa vida. Já percebeu o quanto estamos ficando viciados? Faça o teste agora, deixe esse artigo decantar um pouco ao seu lado e conte quantos APPs tem no seu celular? Quantos baixou no último mês? Quais usa todo dia? 
 
É APP para pedir táxi, para saber a previsão do tempo, para marcar consulta médica pelo aplicativo do convênio, para ler notícias, ouvir música, controlar a diabetes, saber o seu dia fértil – muito útil para as mulheres que desejam engravidar –, por exemplo; pedir delivery de comida. Enfim, têm para todos os gostos, fantasias e necessidades. Calvino perguntou para nós há três décadas:
“O poder de evocar imagens in absentia continuará a desenvolver-se numa humanidade cada vez mais inundada pelo dilúvio das imagens pré-fabricadas? (...) Hoje somos bombardeados por uma tal quantidade de imagens a ponto de não podermos distinguir mais a experiência direta daquilo que vimos há poucos segundos na televisão (...)”. 
 
Aterrorizante perceber a liquidez do nosso tempo e das nossas imagens quando Calvino se refere à rapidez televisa; hoje já considerada lenta por nós. As imagens pré-fabricadas diariamente, por exemplo, para o Facebook, com seus banners para promover iogurte, estampar filhotes ou aquelas insuportáveis correntes com mensagens de autoajuda estão se saturando, ou seja, os usuários estão cansando delas e indo buscar a máquina eletrônica fantástica dos APPs. Não gaste mais sua força comunicacional e da sua empresa investindo em imagens para o Facebook, crie aplicativos. É personalizado, retém à atenção, já que foi o usuário que escolheu baixa-lo e usar. Ou mesmo desinstalar. É sob medida, ajustável e com um cardápio de ofertas. 
 
Os aplicativos (APPs) para smartphones são cada vez mais comuns na vida das pessoas, informando, divertindo e facilitando o cotidiano. Não seria diferente com a alimentação. Selecionei alguns gastronômicos, todos disponíveis nos sistemas iOS, para celulares e tablets da Apple e Android, que rodam o sistema do Google. Experimenta!  Assim, com a ajuda do pecado da gula, vai começar a gostar de APPs. 
 
  • iFood
Para aqueles que gostam de comer bem, mas no conforto de sua casa, o iFood permite pesquisar restaurantes perto de sua localização atual que oferecem o recurso delivery. E o melhor é que você nem precisa ligar para o local – ele permite que você efetue a compra on-line através do próprio aplicativo!
 
  • SP Veg e Minhas Receitas Vegan
Para os vegetarianos, a AppleStore e o Google Play oferecem o SP Veg que traz uma lista de restaurantes vegetarianos e veganos disponíveis na cidade de São Paulo, permitindo busca por região desejada e também localização atual. Já o Minhas Receitas Vegan conta com diversas opções de pratos e lanches, explicados de maneira simples e objetiva. 
 
  • Guia da Cozinha
Você é daqueles que moram sozinhos, querem aprender a cozinhar, mas não dominam muito bem as panelas e o fogão? Esse aplicativo oferece receitas simples que farão com que qualquer iniciante consiga preparar ótimos pratos.
 
  • Quaker Receita Saudável
A Quaker reuniu diversas receitas saudáveis neste aplicativo. Elas estão separadas por bebidas, biscoitos, bolos e tortas, café da manhã, complementos, doces e sobremesas. Além de entradas e refeições. 
 
  • CyberCook Receitas

São mais de 110 mil receitas fáceis e testadas pela comunidade de usuários apaixonados por gastronomia. Testei com uma amiga o bolinho de bacalhau e ficou irresistível. 


Os artigos aqui apresentados não necessariamente refletem a opinião da Aberje e seu conteúdo é de exclusiva responsabilidade do autor. 2452

O primeiro portal da Comunicação Empresarial Brasileira - Desde 1996

Sobre a Aberje   |   Cursos   |   Eventos   |   Comitês   |   Prêmio   |   Associe-se    |   Diretoria   |    Fale conosco

Aberje - Associação Brasileira de Comunicação Empresarial ©1967 Todos os direitos reservados.
Rua Amália de Noronha, 151 - 6º andar - São Paulo/SP - (11) 5627-9090