Busca avançada                              |                                                        |                            linguagem PT EN                      |     cadastre-se  

Itaú

HOME >> ACERVO ON-LINE >> COLUNAS >> COLUNISTAS >> André Boavista
COLUNAS


André Boavista


Especialista em Publicidade pela USP/SP, Pós-Graduado em Marketing pela RUY/BA e Bacharel em Administração pela FTE/BA. 

Atua nas áreas de Comunicação, Marketing e Tecnologia. Escreve profissionalmente (gerencia e cria conteúdo) e em blogs de nicho.

@andreboavista

 

A importância do gestor de conteúdo

              Publicado em 07/06/2015

Em artigo publicado recentemente em sua Coluna na Aberje, o Ph.D. em Comunicação Digital Luli Radfaher destacou o grande volume de informação que atualmente circula pela internet e como os relatórios de tendências demonstram que a massa de dados cresce em velocidade exponencial, pois segundo Luli, “Nunca se consumiu tanta informação”.

Por sua vez, José Eustáquio Oliveira de Souza, presidente da Editora Vega, escreveu, também em sua Coluna na Aberje, sobre a revolução que está mudando a sociedade do novo milênio “a da internet como instrumento de comunicação livre”.

Cristina Collina, Consultora em Marketing, Comunicação e Branding, novamente em artigo publicado em Coluna na Aberje, destacou, ao escrever sobre as estratégias de comunicação digital e sobre as ferramentas digitais que “as pessoas querem cada vez mais e pedem por isso”.

E não para por aí: regularmente observamos aqui na Aberje ou em artigos publicados em outros veículos, Comunicadores discorrerem sobre as avalanches de conteúdos e os desafios crescentes de lidar com tanta informação. Diversos autores e pensadores também estão escrevendo sobre a sobrecarga de informação e deixam claro que não existe como controlar a internet.

Como então as pessoas devem lidar com isso? O que deve nortear as organizações em relação a esse assunto, que extrapola as bordas dos departamentos de comunicação e impacta toda a estrutura organizacional?

Existem várias implicações decorrentes do problema de excesso de informação para as pessoas e para as instituições, mas vou ater-me aos problemas relacionados a organização do conteúdo e interação com os públicos e para isso destacarei o crescente papel da gestão de conteúdo e do profissional a cargo de tarefa tão importante: O Gestor de Conteúdo.

Uma vez que está claro que a web é livre, sem controle, cresce exponencialmente e vai de encontro às demandas das pessoas por mais informação, como as organizações podem manter uma comunicação fluida com seus públicos estratégicos e fazer com que essa comunicação não apenas esteja disponível como esteja bem elaborada, de fácil alcance e acesso? Como lidar com os espaços de autonomia constituídos nas redes sociais? Como atuar de maneira proativa em um mundo hiperconectado, plugado via redes sem fio e caracterizado pela difusão rápida e viral de imagens, opiniões e ideias?

Atualmente é muito fácil publicar na rede, mas o lado ruim dessa facilidade é que mesmo conteúdo de baixa qualidade ocupa espaço e tem potencial para tornar mais difícil o acesso aos conteúdos oferecidos pelas empresas, que ainda tem que assegurar que seu material está correto e expressa, além da opinião, linha de ação ou pensamento que carrega, zelo com a aparência, adequação às normas (se aplicável) e conhecimento do código linguístico?

E como averiguar que a empresa está lidando corretamente com os contatos oriundos dos canais disponibilizados para interação? O que você pensa quando envia um email para uma organização através do site e nunca recebe resposta? Ou quando nada acontece quando você envia uma mensagem através do Facebook? E isso ocorre, até com frequência, em organizações que disponibilizam não apenas email, mas também formulários on-line para contato, páginas no Facebook, contas ativas no Twitter e outros canais.

Destaca-se então o perfil do Gestor de Conteúdo, profissional que precisa ser versátil, tanto especialista quanto generalista, contar com bom relacionamento interpessoal, conhecer de ortografia, e compreender a organização e seus públicos estratégicos entre outras competências e qualificações.

Cabe ao Gestor de Conteúdo manter sintonia fina com os objetivos estratégicos da organização e alinhar-se aos objetivos específicos da Comunicação. Entre as possíveis linhas de ação é responsabilidade do Gestor de Conteúdo produzir textos e artigos, saber criar narrativas consistentes e contar as histórias certas, administrar ou coordenar contas ou páginas nas redes sociais, compartilhar ou fazer compartilhar conteúdos nas redes sociais, garantir que as interações digitais dos clientes sejam tratados adequadamente, solicitar (se for o caso) conteúdo de terceiros, revisar a ortografia e adequação dos conteúdos de terceiros e administrar sites (partes ou até mesmo todo o site).

Entre as competências do Gestor de Conteúdo são desejáveis, além da boa formação, que o mesmo tenha capacidade de compreender a força e o poder das narrativas, ler e escrever em inglês (na maioria dos casos), conhecer o funcionamento do wordpress, principal CMS (Content Management System) em vigor e ter noções de HTML e de SEO (search engine optimization) para que o conteúdo produzido seja preparado de maneira pensada à concorrência que vai encontrar na busca por um lugar na rede.

O Conteúdo está em evidência. Profissionais dos mais variados segmentos da área de comunicação já detectaram que o conteúdo será cada vez mais importante e funcionará como pilar de campanhas e ações das mais variadas. E na inesgotável profusão de dados, informações e opiniões a organização do conteúdo será fator de vantagem competitiva para as organizações e aliada da governança.

Por essas razões, mas não apenas por essas, que o Gestor de Conteúdo é um profissional cada vez mais importante no contexto das organizações da web 2.0 que já foram obrigadas a aprender a lidar com questões como o empoderamento, novas mídias, dispositivos hiperconectados, circulação livre e instantânea de ideias, pensamentos e opiniões e mudanças na difusão do conhecimento e precisarão descobrir também como gerir adequadamente o conteúdo e para essa importante tarefa, o Gestor de Conteúdo será cada vez mais necessário e valorizado.

 

Referências

Informação demais. Aberje, 21/05/2015. Disponível em: < http://www.aberje.com.br/acervo_colunas_ver.asp?ID_COLUNA=1464&ID_COLUNISTA=71 >. Acesso em: 26 de maio de 2015.

A internet e suas revoluções. Aberje, 21/05/2015. Disponível em: < http://www.aberje.com.br/acervo_colunas_ver.asp?ID_COLUNA=1467&ID_COLUNISTA=37 >. Acesso em: 26 de maio de 2015.

O Presidente dos Estados Unidos e a Estratégia de Comunicação Digital. Aberje, 18/05/2015. Disponível em: < http://www.aberje.com.br/acervo_colunas_ver.asp?ID_COLUNA=1457&ID_COLUNISTA=80>. Acesso em: 26 de maio de 2015.


Os artigos aqui apresentados não necessariamente refletem a opinião da Aberje e seu conteúdo é de exclusiva responsabilidade do autor. 2254

O primeiro portal da Comunicação Empresarial Brasileira - Desde 1996

Sobre a Aberje   |   Cursos   |   Eventos   |   Comitês   |   Prêmio   |   Associe-se    |   Diretoria   |    Fale conosco

Aberje - Associação Brasileira de Comunicação Empresarial ©1967 Todos os direitos reservados.
Rua Amália de Noronha, 151 - 6º andar - São Paulo/SP - (11) 5627-9090